Por que as pinturas abstratas chamam atenção?
- Ramom Saraiva Flores
- 6 de fev. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de mai. de 2020
A pintura abstrata não se trata de reproduzir algumas imagens, ela é composta por cores, linhas, geometria, manchas que transmitem emoções. Se parar para observar certas obras, todo o conjunto não faz sentido para uma pessoa que procura enxergar algo concreto. Afinal, qual o segredo da captura de atenção?

Se fossemos pensar como seria dentro da nossa cabeça, será que conseguiríamos organizar nossas ideias, pensamentos, experiências, expectativas, possibilidades, criatividade e tantas outras coisas em várias gavetas ou em uma sala que conseguiríamos imaginar tudo isso? Então, para as coisas que lembramos no momento até conseguimos imaginar um local organizado, mas o que faríamos com aqueles conteúdos que não lembramos agora, mas que em alguma hora do dia chega aquela lembrança?
A pintura abstrata demonstra exatamente como seria dentro da nossa cabeça, onde de pequenas manchas coloridas de tintas podem simbolizar tanto papéis coloridos, como um piso colorido feito de pedras (como na imagem). Podemos pensar o abstrato de um modo mais simbólico do nosso inconsciente.
Algumas cores e formas podem simbolizar inúmeras situações na vida de cada um, talvez os sentimentos e eventos do seu cotidiano possam se identificar com a obra. Alguém que está em uma semana difícil pode se identificar com algumas cores mais escuras, pois cores fechadas podem levar à uma introspecção. Um amarelo, meio laranja e vermelho para uma pessoa pode representar sentimentos fortes que teve em algum dia, deixando-a com batimentos mais acelerados, e para outra pessoa pode representar o pôr do sol que um dia vivenciou.
Comments